Uma completa gestão de resíduos pode proporcionar inúmeros benefícios para sua empresa. Estão prontos para o desafio Aterro Zero? A SPECOAMBIENTAL tem a solução para o gerenciamento dos seus resíduos com o conceito Aterro Zero!
Mais de 80% do material que vai para aterros poderia ter outra destinação, como por exemplo, a reciclagem e a compostagem. Isso quer dizer que a maior parte daquele material que convencionamos chamar de “lixo”, na verdade poderia ter outros usos, transformando um passivo ambiental em geração de receita, reciclando e reaproveitando itens.
A ideia do Aterro Zero é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado competitivo. Veja como o uso correto de Gerenciamento de Resíduos pode ser um dos grandes diferenciais competitivos da sua empresa.
O que é Aterro Zero?
Aterro zero, conhecido também como “resíduo zero” na comunidade internacional, surgiu nos anos 70 e tem como intuito de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos.
Este conceito foi desenvolvido pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA) inspirado nos ciclos de naturais de vida, eficientes e sustentáveis em que, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem-sucedidas na implementação do aterro zero, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% de seus resíduos.
A geração de resíduos ocorre na maioria das empresas e nos mais diversos segmentos, sendo que os resíduos e entulhos gerados em seus processos é um sinônimo de custo. Veja abaixo algumas razões positivas para adoção desse conceito na sua empresa:
-Baixar o custo da sua empresa na destinação de resíduos e ainda colaborar para com o meio ambiente.
-Para não queimar ou enterrar resíduos, já que posso reciclá-los ou reaproveita-los;
– Para minimizar impactos ambientais no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária e provocar irreversíveis alterações climáticas;
– Para projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;
– Para conservar e recuperar recursos naturais;
– Para incentivar o consumo de produtos e serviços com o conceito Resíduo Zero.
Além disso, ao gerenciar seus resíduos de forma a agregar valor, reinserindo nos mercados, sua empresa possibilita não apenas o cumprimento integral da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), como também ajuda a criar novos postos de trabalho e fecha o ciclo de materiais por meio de uma economia circular.
Resíduos Sólidos no Brasil
Entre 2016 e 2017, o Brasil este ano chegou a número histórico na dívida das prefeituras de 10,6 milhões de reais com as empresas que realizam a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos, trazendo uma situação de quase colapso para essas empresas.
Longe do que está proposto na PNRS, a realidade vivida hoje em mais de 3.300 cidades do país é bem diferente da política, e tem como destino dos resíduos os vazadouros a céu aberto, também chamados de lixões.
Onde minha empresa se encaixa nesse cenário?
Com o agravamento da atual crise econômica, problemas relacionados à má gestão de resíduos acarretam em aumento da poluição, riscos de saúde pública e aumento nos gastos públicos de saneamento básico.
Mesmo diante deste cenário, o mercado é exigente frente às obrigações legais que precisam ser cumpridas e, o empresário que quer ter um diferencial competitivo para que consiga fornecer para grandes organizações, reduzir custos, criar novas oportunidades e evitar problemas como multas e perda de clientes, precisa estar em dia com a legislação ambiental vigente e buscar métodos eficazes para uma correta e adequada gestão de resíduos.
Resíduo: O que é e quais são os tipos?
De uma forma simplificada, resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
Os resíduos podem ser encontrados nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).